Acquamix Identidade Visual

Acquamix

Informações sobre este trabalho

2012-02-15
Fotografia
Photoshop
Illustrator
Material PDV
Internet
Papelaria

RESUMO

Objetivo: aumento de share of mind [público consumidor]
Ferramentas: id. visual, planejamento digital
Peças/materiais: logotipo, ensaio fotográfico, website, plano de mídia web
Resultados: não mensurados [o planejamento não foi aplicado na íntegra devido a decisões internas do cliente]


CENÁRIO

A Acquamix Soda é um produto cujo principal diferencial é exterior ao produto: sua embalagem é um modelo de sifão, como aquelas garrafas antigas de soda italiana. Este sistema, além de manter o gás por muito mais tempo na água, proporciona uma experiência diferenciada de consumo.

A comunicação da empresa sempre focou mais na questão do gás,deixando de lado a experiência lúdica de apertar o gatilho do sifão, ouvir o barulho do líquido subindo pelo canudo e caindo no copo, controlar a força do jato para não derramar o líquido, etc. 

A marca ajudou a disseminar a cultura de servir água com gás junto ao café expresso em cafeterias de nível nacional, que se tornaram parceiras da marca e alavancaram a demanda pelo produto nestes estabelecimentos. Mas como o produto é servido em "shots" - aqueles copinhos pequenos - o consumidor final muitas vezes não tem contato com o sifão e com a marca. Por isso, apesar de aumentar seu volume de vendas, a marca não obteve um share of mind proporcional.

Através de pesquisas adicionais, identificamos que o público que aprecia água com gás - ao contrário do que muitos supõem - não é formado apenas por magnatas de meia idade. A participação da classe C neste segmento também é bastante significativa [cerca de 40%] e as faixas entre 25-34, 35-44, 45-54 anos têm uma participação muito semelhante, girando em torno de 18% e 21% cada uma.


DESAFIO

Com base no cenário exposto, analisamos as oportunidades e definimos qual seria nosso principal desafio: aumentar o share of mind da marca Acquamix junto ao consumidor final.


OBJETIVOS

- criar identidade visual e posicionamento com base nos diferenciais da marca;
- atingir o adulto jovem sem perder o público mais velho, apreciador de café gourmet e vinhos [que passamos a denominar "Coffee & Wine"].


FERRAMENTAS

- identidade visual
- website
- planejamento de comunicação digital


LOGOTIPO

Precisávamos desenvolver um logotipo mais moderno, mas não poderíamos perder a ligação com a identidade anterior, pois muitas embalagens - por serem retornáveis e muito duráveis - ainda continuariam circulando com o logotipo antigo por muito tempo.

Optamos então por manter a paleta de cores muito semelhante, remetendo à marca anterior. Modernizamos a tipografia, mas tomamos o cuidado de mantê-la mais neutra. Assim não se caracterizou uma quebra muito radical com a identidade antiga e a marca ficou mais versátil, podendo ser aplicada em materiais mais lúdicos [orientados ao público jovem] ou em peças mais requintadas [para o público Coffee & Wine].


Gostou deste trabalho? Então curta e compartilhe.