ARG Sem Mentiras Cultura Inglesa

Cultura Inglesa

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2009-02-02
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Campanhas
Digital

Trabalhar com o público jovem dá inúmeras possibilidades para uma agência de Comunicação soltar sua criatividade, já que esse pessoal está mais antenado no que diz respeito à tecnologia e internet. E colocando isso na mesa junto com longos briefings e planejamentos chegamos na grande ideia que iria apresentar a Cultura Inglesa para Bauru e atingir adolescentes a partir de 13 anos através da cultura britânica.
 



Especificamente o que trabalhamos foi a ideia de ARG, traduzindo o inglês: jogo de realidade alternativa, onde criamos o contexto de que cientistas britânicos desenvolveram uma máquina do tempo e um vilão estaria atrás dela e só os participantes da ação junto da equipe secreta da Cultura Inglesa poderiam derrotá-lo e salvar o planeta.

Com o discurso acima iniciamos a brincadeira. Imagine o quão grave é perder 5 minutos de sua existência, algo um tanto inusitado e curioso! Foi justamente esse ponto que optamos pegar, e funcionou. Entramos em contato com alguns meios de comunicação de Bauru para que eles cedessem seu espaço, como as emissoras de rádio 94fm e 96fm que emitiram chiados em sua programação para fortalecer nossa narrativa. Depois de disponibilizarmos os vídeos no Youtube, criamos blogs e canais nas redes sociais para que os jogadores pudessem discutir e pegar a missão da vez. Esse tipo de ação é chamada de crossmedia, onde você atua em diversas ferramentas e adapta seu discurso para cada uma.


 

Após as mensagens enigmáticas nas redes sociais, nossa equipe colocava em diversos pontos da cidade as pistas para que os jogadores descobrissem um pouco mais sobre a história que girava em torno da escola Cultura Inglesa. E o resultado foi bastante gratificante.

Em 26 dias de campanha, Sem Mentiras conseguiu:

  • Aproximadamente 5% de Bauru participando da ação;
  • A interação foi grande no começo do mistério, assim conseguimos a garantia da continuidade do jogo;
  • Todas as informações fornecidas eram consideradas pistas e isso instigava ainda mais os participantes a se envolver com a trama;
  • O blog teve retornos espontâneos;
  • Conseguimos ter o vídeo da campanha na 75ª posição mundial do Youtube;
  • 30.506 visitas no blog, 4.764 visitantes únicos e média de 322 visitas/dia;
  • 4 personagens para sustentar a história e 7 sites.

 

A mídia espontânea contribuiu para a viralização dos conteúdos do ARG Sem Mentiras.

Assim como toda boa história contada, tivemos os participantes incrédulos que começaram a desconfiar, os que participaram e se entregaram à missão e os observadores que só acompanharam. Mas graças a todos eles cumprimos nosso objetivo de mostrar a estrutura moderna que norteia a Cultura Inglesa e a importância de conhecer a cultura como um todo em nossa brincadeira típica de Sherlock Holmes. E o melhor de tudo para uma agência de publicidade: a aprovação do cliente!

 

“A campanha criada por nossos parceiros da PÃO Criação foi um ato de coragem e inovação de grande resultado para a Cultura Inglesa de Bauru. Totalmente inédita na cidade, o formato ARG movimentou a região e teve repercussão nacional. Como a própria Associação Cultura Inglesa enfatizou, foi um ato de pioneirismo e genialidade!”-
Rogério Sanches
, ex-gerente da filial de Bauru e atual coordenador da unidade Vila Mariana em São Paulo.

 

Para o sucesso da ação e a satisfação da Cultura Inglesa, o planejamento foi fundamental, pois nossa equipe precisava ir secretamente aos locais para colocar as pistas e não dar sinal algum de que era a PÃO responsável pelo jogo. Porém, mais fundamental ainda e desafiador era manter o interesse do público e instigar a dúvida neles mesmos para que nenhuma supermente matasse nossa charada antes do tempo.

 

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