criação X

Criação Tipográfica

As letras utilizadas em logos, no texto de um jornal e até deste blog foram pensadas para que funcionassem de uma forma mais confortável de acompanhar a visualização.

TAGS: design, tipografia, criação, Rio 2016, letra, logo, texto, inspiração,

Tipografia é o conjunto de práticas envolvidas na criação de símbolos relacionados à ortografia e para-ortografia. As letras utilizadas em logos, no texto de um jornal e até deste blog foram pensadas por profissionais que estudaram o melhor jeito de combiná-las e que fosse mais confortável de acompanhar a visualização.

Depois de entender o que aquele grupo de símbolos tem a intenção de passar ao público, o designer deverá se basear nos seguintes tópicos:

Ligaturas- algumas letras acabam se encontrando ao longo do texto e para não ter confusão ou dificuldade na leitura apela-se para a ligatura, que irá separar essas letras.

Tracking- é o espaço encontrado entre as letras.

Kerning- faz com que os caracteres fiquem visualmente mais simétricos. Esse espaço dá-se em combinações como WA, MW e TA, entre outras.

Como exemplo de criação tipográfica temos o trabalho elaborado para as Olimpíadas Rio 2016.

Entendendo a tipografia Rio 2016

A equipe da Dalton Maag foi a responsável pela criação da tipografia das Olimpíadas, processo que demorou cerca de 8 meses para chegar ao total de 5448 caracteres.

A inspiração veio dos movimentos usados pelos atletas, nas paisagens do Rio e na emoção. Mas o mais importante durante o desenvolvimento é a preocupação com o entendimento geral das palavras, já que o evento irá trazer pessoas de diferentes países, e aí entram os conceitos de ligatura, tracking e kerning.

Para quem curte trabalhar com tipografia vale à pena conferir os eventos Dia Tipo e Tipos Latinos, além dos portfólios dos brasileiros Eduilson Coan e Jackson Alves e os sites Typetip e Lettering VS Calligraphy.