design X

Stop Motion

O stop motion é um técnica de animação usada para criar a ilusão de movimento em objetos inanimados.

TAGS: design, stop motion, animação, filmes, fotografia,

stop motion é um técnica de animação usada para criar a ilusão de movimento em objetos inanimados. Para trabalhar com esse estilo de vídeo é preciso fotografar o objeto repetidas vezes e reproduzir as fotografias em sequência para dar a impressão de movimentação.

Histórico

Em 1894, os irmãos Lumière “inventaram” o cinematógrafo, um aparelho que capturava imagens a 16 quadros por segundo. Ele foi inspirado no kinetoscópio de Thomas Edson, mas como os Lumière patentearam a ideia eles levam o crédito pela invenção.  E foi em 1895 que o filme originário do cinema foi reproduzido, “A Saída dos Operários da Fábrica Lumière”.

Dois anos mais tarde, em 1897, Albert E. Smith e J. Stuart Blackton são creditados como os criadores do primeiro stop motion, o The Humpty Dumpty Circus, usando o cinematógrafo. Apesar do filme dos Lumière ser em stop motion a ideia deles não foi criar a ilusão do movimento, como no caso de Smith e Blackton.

Chegando ao ano de 1906 temos a primeira animação em stop motion, “Humorous Phases of Funny Faces”.

Os filmes de terror são bem conhecidos pelas participações da técnica, que mesmo antes do surgimento da Computação Gráfica (CG) já o usavam bastante. Abaixo você confere uma lista com produções memoráveis em stop motion.

Filmes

O primeiro filme de terror é de George Méliès, “Le Manoir Du Diable” (1896).

“The Night Before Christmas” (1913) foi o primeiro terror em stop motion.

O clássico “King Kong” (1933) foi o responsável pela popularização da técnica.

“Evil Dead”, “Beetlejuice”, “Gremlins”, “Os Caça Fantasmas” e “A Hora do Pesadelo” são exemplos de filmes que usaram o stop motion como efeito especial.

“A Noiva Cadáver”, “Paranorman”, “Coraline” e “O Estranho Mundo de Jack” estão na lista das animações em stop motion.