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Storytelling

A publicidade tem usado o termo Storytelling e os conceitos de roteiro de cinema e literatura para colocar as marcas no contexto e oferecer mais do que uma simples publicidade e muito além do simples merchandising.

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Cada vez é mais presente nas grandes marcas, o conceito de Storytelling, ou técnica de narrativa, ajudar a fortalecer a imagem e criar um laço mais profundo com o consumidor.

A ideia não é nem um pouco nova, há dezenas de anos o cinema e a televisão abusam do recurso; e desde que o homem aprendeu a se comunicar as histórias criam um enorme fascínio na mente humana.

Quem nunca gastou dias ou mesmo meses acompanhando seriados, esperando o próximo livro daquela saga fantástica ou mesmo correndo para casa para não perder o último capítulo da novela? É fato que histórias nos fazem ficar ansiosos e até mesmo desesperados para saber o que a trama nos revela na próxima página.

Mais recentemente a publicidade tem usado o termo Storytelling e os conceitos de roteiro de cinema e literatura para colocar as marcas no contexto e oferecer mais do que uma simples publicidade e muito além do simples merchandising (onde o produto figura despretensiosamente no meio do conteúdo). No Storytelling o produto É o personagem principal.

Existem muitas formas de se fazer uma boa história para cativar o consumidor e colocá-lo no contexto do produto. Confira um case:

BMW- The Hire

Um caso de total liberdade do cliente e um comercial de carro fora dos padrões, mas com artistas e diretores de cinema de alto escalão. A série "The Hire" foi produzida em 10 episódios. 

Justamente por ter como base uma boa história, o storytelling deve ser tratado com tanta técnica quanto uma produção cinematográfica. Para que a ação funcione há uma receitazinha básica, onde você acrescenta uma porção de plot twist durante a narrativa e grandes quantidades de emoção; dessa forma, o anúncio será capaz de prender o espectador até a conclusão ou o bem sucedido “to be continued”, além de tornar-se memorável (na história da publicidade ou só na mente dos consumidores, mas sempre lembrado!) por conta do apelo emocional, independente do segmento ser cômico ou com muita ação.

O mais interessante em utilizar o storytelling é que ele é adaptável a todo tipo de segmento e mensagem. O publicitário cria uma sequência para apresentar a imagem da marca ou um curta para um lançamento e ainda poderá divulgá-lo ao mesmo tempo em mídias tradicionais e digitais. E chegamos a um ponto tão atual quanto o próprio storytelling: a transmídia.

Contar uma história transmidiática é nada mais nada menos que explorar as mídias disponíveis que irão contribuir para a propagação da mensagem do cliente, mas sempre adaptando ao público e ao objetivo. O planejamento em um trabalho storytelling transmídia é essencial para focar no porquê desse posicionamento ter sido escolhido e chegar mais facilmente aos resultados positivos, veja abaixo um case que deu certo:

Jay-Z Decode

O rapper Jay-Z estava para lançar seu livro "Decode" e fechou uma parceria com o Bing para a divulgação. O ARG espalhou trechos do livro por locais onde o músico havia passado e quem acompanhou a ação pode compartilhar e sinalizar outros interessados através das redes sociais e do localizador do Bing. 

Em 2009, a PÃO Criação também desenvolveu sua ação com storytelling transmídia para a unidade de Bauru da Cultura Inglesa, que desafiava as pessoas a desvendarem uma série de mistérios que misturavam ficção científica, investigação policial, uma pitada de suspense, muitos quebra-cabeça, tudo envolvido em um contexto de literatura e cultura britânica. O resultado dessa história você confere clicando aqui.

Confira mais detalhes da campanha Decode no site Brainstorm 9.