criação X

Pão Talks: Humor Negro

Não existe fórmula para fazê-lo, ele vem a qualquer momento como toda boa piada, mas a frequência é maior quando um caso estoura na mídia.

TAGS: arte, criação, internet, publicidade, rede social, web, humor negro, comédia, compartilhamento,

O Talks dessa semana foi um tanto engraçadinho, mas é só questão de opinião! O título do post já entregou nosso tema, sem mais delongas apresentamos o Humor Negro.

Humor Negro é um subgênero do humor que satiriza situações atuais e preconceituosas. Geralmente são piadas que ninguém tem coragem de fazer, por isso muita gente relaciona o Humor Negro à falta de escrúpulo.

Não existe fórmula para fazê-lo, ele vem a qualquer momento como toda boa piada, mas a frequência é maior quando um caso estoura na mídia. E com uma sacada mestra e inteligência (de quem faz e recebe) a piada pega na ferida e se transforma em divisora de águas, rendendo seguidores e haters.

Porém não é só de zueira que vive a comédia. Alguns artistas dão uma pitada (alguns escancaram) de escárnio à suas obras e criticam a sociedade contemporânea. Como o artista de rua francês Dran, que retrata desde a desigualdade social até o efeito tecnologia.

Além de Dran, há o ilustrador Joan Cornellà, quem usa de bastante sangue e situações nonsense em suas histórias em quadrinhos. Ele também luta diariamente com milhares de seguidores no Facebook que denunciam seu trabalho por tratar de algo impróprio para crianças, que poderão ver acidentalmente.

Falar de Humor Negro sem citar clássicos da animação é praticamente não falar de Humor Negro. Séries como Os Simpsons, South Park e Family Guy estão há anos garantindo suas audiências com sátiras próprias e carregando processos por direitos autorais e, claro, piadas pesadas. Esse tipo de comédia funciona tanto que eles nem precisam se renovar, basta estar atualizado sobre o que acontece por aí.

O Humor Negro é aquela típica piada que o tio ou o avô faz em um almoço da família. Na cabeça de quem faz ela tem total sentido e até inocência, mas no ouvido de quem chega o significado dela poderá vir totalmente distorcido ou apenas engraçado.  

Hoje se fala tanto nesse assunto, e critica-se também, por causa da internet (até parece que esse é o maior dos nossos problemas). Não dá para afirmar que sem a internet o humor negro não existiria, porque ele existiria sim. Ele está na imaginação das pessoas há mais tempo do que podemos imaginar. Porém, é graças à internet que todo conteúdo publicado vira meme e motivo de compartilhamento.

E tem até publicidade rolando por aí com o toque “fino” do humor. Publicitário normalmente acha incrível quando cliente aprova uma campanha inusitada, mas essa é uma gigantesca faca de dois gumes, já que ela irá fidelizar e ser memorável para alguns e motivo de ódio para outros.

Depois dessa chuva de informação só resta dizermos que o Humor Negro é algo tão único quanto uma opinião política e religião. Mas sabe a história do “só tem palhaço porque tem platéia”? Esse é o Humor Negro, ele só existe porque tem pessoas compartilhando por aí e achando graça, afinal, qualquer assunto pode estimular a imaginação adormecida.

Humor Negro é igual braço, uns tem, outros não. Mas é só questão de opinião.

 

Fontes: Hypeness e IdeaFixa.