Por que Publicidade? - Mobilidade
TAGS: celular, internet, mobile, publicidade, tablet, tecnologia, web, smartphone, aplicativos, app, comércio, interatividade, conexão,
Quanto tempo do seu dia você passa mexendo no celular? Quanto da sua vida está em seu celular? Pois é, se antes o celular era uma mão na roda para facilitar a comunicação, hoje nossa organização também depende dele.
Sabendo disso, a Publicidade agora está falando mobile... Diria caminhando para falar mobile e integrar os dispositivos antigos com os novos. Se você já achava estranha a ligação entre Twitter e televisão, vá se preparando e se acostumando, porque esse é o futuro que teremos!
Mas vamos pelo começo. Mobile é todo dispositivo móvel, sem fio, sem nada físico atrapalhando seu envolvimento com o mundo online enquanto vai de um lugar a outro. Antes os tablets eram o foco mobile, no entanto, a estrutura dos celulares foi evoluindo até que os smartphones ganharam força. Então, o que engloba mobile atualmente são os tablets e smartphones. Fácil, né?
Como foi dito a alguns parágrafos, a Publicidade aproveitou a deixa dos smartphones para expandir suas ações. E o momento certo para isso é agora! Muitas pessoas sentiram-se atraídas pelos novos celulares inteligentes e multitarefas e passaram a investir seu suado dinheirinho na compra dos mesmos. Pesquisadores acreditam que até 2017 serão 10 bilhões de aparelhos no mundo todo!
E com a venda de smartphones crescendo, cresceu também o mercado de aplicativos (aqueles programinhas do celular). Atualmente existem APPs (abreviação para aplicativo) para tudo: editar fotografias, redes sociais, organização de agenda, com dicas de saúde e finanças, etc. Por causa dessa onda móvel e rápida, até os sites que navegamos no computador estão adaptando seu formato, ou é desenvolvido uma versão específica do site para mobile ou o site recebe um design responsivo que se reformulará de acordo com o tamanho da tela.
Os termos para falar do universo móvel estão aumentando gradativamente. Conheça alguns:
Mobile First – As empresas antes de desenvolverem uma tecnologia nova elas pensam como esta funcionaria em dispositivos móveis. O Google já está trabalhando desta forma.
Mobile Advertising - É a publicidade em formatos estratégicos para alcançar os usuários de mobile. Ela pode ser feita através de mensagens SMS ou via Whatsapp (olha o APP aí), anúncio, download, geolocalização e newsletter.
Mobile Payment/ Mobile Commerce – São trocas financeiras realizadas no celular. Você pode comprar diretamente no e-commerce da loja ou através de aplicativos, o mesmo é aplicado para pagamentos de contas (alguns bancos estão investindo nisso).
Depois de toda essa apresentação você deve estar se perguntando se o mobile realmente vai para frente. Lembra da relação feita no começo do texto entre Twitter e TV? Então, o Twitter é uma rede social de mensagens instantâneas e por ser tão veloz muitos meios de comunicação, e até as pessoas, comentam assuntos da mídia por lá ao mesmo tempo em que acontecem. Com a chegada dos smartphones o Twitter ganhou um APP para facilitar o acesso dos usuários e a frequência de postagens aumentou. Enxergou a conexão e a facilidade de tudo?
O objetivo da mobilidade é deixar tudo ao alcance do usuário e, consequentemente, facilitar o dia a dia. Porém, como essa praticidade será rotineira para as pessoas? Através da Publicidade, que já enxergou vantagens neste meio.
O uso de APPs e redes sociais no celular já é comum, mas com a divulgação, criação de campanhas e estratégias comerciais as pessoas irão confiar no aparelho para comprar coisas por exemplo, e futuramente até lidar com bancos. Mais ou menos o mesmo processo pelo qual os computadores e a internet passaram há alguns anos.
Você pode estar pensando que a mobilidade vai deixar a gente mais dependente da tecnologia, e está pensando isso com razão. Com esse monte de aparelhos disponíveis e integrados é natural que o ser humano opte por meios mais rápidos para realizar suas tarefas, o que envolve meios tecnológicos, mas ao mesmo tempo a velocidade irá proporcionar mais tempo livre para outras atividades.
No final das contas nosso mundo será uma grande teia: tudo estará conectado no virtual e no real.