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Por que Publicidade?- Franquia

Ter uma franquia é vantajoso para quem deseja ser empresário, pois o estabelecimento já estará pronto para ser administrado e muitas vezes possui visibilidade no mercado, o que poderá aproximar ainda mais o sucesso.

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Hoje damos início a uma nova categoria de posts do nosso blog, a “Por que Publicidade?”, que explicará temas básicos do nosso universo, afinal, de nada adianta só apresentarmos temas complexos para quem já está na área se não ensinamos o simples para quem está chegando agora, né? Então, se você é estudante, aspirante a publicitário ou empresário fique ligado em nossas postagens e sinta-se à vontade para perguntar! 

Como estamos lidando aqui na PÃO com alguns clientes interessados em franquear seus negócios, vamos fazer uma introdução do que sabemos para quem deseja abrir uma franquia.

Antes de deixar uma carreira de sucesso ou começar no mercado é preciso ter em mente que administrar um negócio exige empreendedorismo, consequentemente perfil empreendedor. Definir uma pessoa empreendedora é bastante complicado, já que as características são relativas e não é possível acompanhar a personalidade com todas elas. Mas, basicamente, o empreendedor deve ter visão futurista e saber localizar e aproveitar as oportunidades

No entanto, ser um franqueado não quer dizer ser dono do próprio nariz e comandar sozinho o mercado. O franqueado deverá obedecer algumas exigências da matriz para manter a qualidade e a estrutura do ambiente, e o principal: se identificar com o negócio administrado. É aquela velha ideia de fazer o que ama para gerar frutos positivos! Ele poderá também ter iniciativa em estratégias de marketing e se destacar caso isso esteja em consenso contratual.

 

 

Ter uma franquia é vantajoso para quem deseja ser empresário, pois o estabelecimento já estará pronto para ser administrado e muitas vezes possui visibilidade no mercado, o que poderá aproximar ainda mais o sucesso. Mas, é claro, tudo irá depender da posição e da visão do empreendedor, por isso deixe as dicas a seguir sempre à mão:

  1. Previna-se financeiramente
    Antes de abrir sua franquia faça um planejamento financeiro analisando quanto custará o negócio e quanto você tem disponível, o ideal é deixar uma folga de no mínimo 1/3 do valor total da franquia para despesas e manutenções no primeiro ano do estabelecimento, pois o lucro pode demorar de 2 a 3 anos para chegar. 
     
  2. Seja parceiro
    Como já falamos nesse post o franqueado não terá toda a autonomia do mundo para administrar, e antes de tomar qualquer decisão para sua filial procure conversar e estabelecer objetivos junto da matriz e deixar tudo documentado e conforme o contrato para evitar dores de cabeça futuras para ambos os empresários. 
     
  3. Esteja disponível
    Durante a escolha dos franqueados a matriz realiza entrevistas com os interessados para sentir o nível de interesse de cada um e conhecer o mercado local, e isso não é apenas uma vez, às vezes são vários processos seletivos. Posteriormente é importante manter contato com a matriz e também com outros franqueados sobre como os negócios estão caminhando, além de participar de treinamentos incluindo seus funcionários.

Ao decidir abrir uma franquia veja se ela terá campo de exploração em sua cidade para que você possa obter lucro, às vezes o que falta no mercado local não terá aceitação plena dos consumidores. E o essencial: planeje tudo! Tudo o que é pensado não sai caro. 

Se você ficou interessado no assunto confira os sites do Sebrae, Canal do Empreendedor e Portal do Franchising para mais informações. 

Fontes: Terra, Exame e Canal do Empreendedor.