Da Série Tem Que Ver: Mad Men
TAGS: publicidade, campanha, Mad Men, série, tv, Banana Republic, Mattel, Lucky Strike, anos 60,
Quem está no meio publicitário já ouviu falar ou é muito fã da série Mad Men, que retrata o cotidiano e a vida dos profissionais da agência Sterling Cooper, de Nova Iorque.
De 2007, o ano de estréia da série, para 2013 Mad Men movimentou números na indústria e tratou assuntos populares da década de 60 (ano em que se passa a trama) que rodearam a história de polêmicas. Em números:
- A Mattel lançou em 2010 bonecos inspirados nos personagens.
- Coleções em parceria com a estilista da série, como a marca Banana Republicque recebeu peças acompanhando a evolução do seriado nos anos 2011, 2012 e 2013.
- A Newsweek lança em 2012 uma edição retrô baseada na serie.
- A Lucky Strike, marca com participação nos episódios, teve suas vendas de 23 milhões de maços para 33 bilhões em 2013.
Esses dados podem ser relacionados com a popularidade dos seriados atualmente, que estão se transformando em super produções com elenco de atores e técnicos de primeira! Mad Men é um exemplo disso, já que a equipe está seguindo fielmente a ambientação e figurino para a época. Outra vantagem das séries é que elas permitem o desenvolvimento das tramas de uma forma mais completa do que os filmes.
A fidelidade de Mad Men aos costumes dos anos 60 gerou comentários de que a série estaria fazendo apologia ao fumo, álcool, sexismo, adultério, feminismo, homofobia e racismo, mas antes de pensar por esse lado devemos lembrar que são acontecimentos marcantes para a década e importantes para o desenvolvimento da sociedade. Inclusive uma divulgação da nova temporada gerou burburinho em relação ao outdoor colocado em três prédios, alguns comentários colocavam a mídia como referência ao atentado de 11 de setembro.
E aí, ficou animado para assistir/ rever?
Nesse link você acompanha um infográfico com o salário dos personagens de Mad Men hoje em dia.