Tendências
TAGS: tendência, design, infográficos, trend, popularidade, design responsivo, flat, gopro, paralaxe,
Quando falamos de tendência nos referimos ao conteúdo que foi pesquisado e apresentado ao público, que irá adotá-lo em seu dia a dia através do comportamento, do estilo e de expressões no geral.
As tendências são divididas em 3 grupos:
Microtrend- São correntes de curta duração, também provenientes de grupos sociais (independente da classe) caracterizadas pela pouca influência em outros comportamentos.
Macrotrend- São as tendências de longa duração que já estão presentes no mercado e envolvem insights que representam o presente e o futuro do imaginário coletivo.
WildCard- Pistas que não podem ser previstas e “aparecem” de surpresa, simplesmente emergem sem muitas explicações. São valorizadas no âmbito da pesquisa dependendo do alcance e resultado concretizado e praticado (de forma proposital ou não) no mundo. Por exemplo, o 11 de Setembro para a Moda, que teve suas coleções inspiradas em mensagens de paz.
E para tornar-se tendência, a informação deverá passar por 3 etapas, que se repetem em um ciclo:
O início- Grupos restritos de consumidores que se distinguem dos outros e são líderes no processo de modelagem social e comportamental.
Popularidade- Processo de difusão e adoção em ampla escala.
Queda- Saturação da popularização e cópias sem qualidade.
Mas quem irá determinar a próxima tendência? O Cool Hunter! Profissional que lê e interpreta tendências emergentes e mudanças de sensibilidade dos consumidores. Deve ter sensibilidade criativa e capacidade analítica sociológica e antropológica atrelada ao marketing.
Design é o que interessa pra gente, então vamos apresentar as tendências de 2013 e 2014 para a área!
Design responsivo: é uma técnica que adapta o browser às medidas disponíveis para o usuário sem perda de resolução.
Fontes maiores e mais elaboradas: as fontes utilizadas para web eram padronizadas nos sites, hoje cada um utiliza do jeito que quiser.
Infográficos: já tratamos do assunto por aqui e eles estão sendo cada vez mais utilizados na comunicação.
Fullscreen e Paralaxe: os sites agora são criados ocupando todo o espaço disponível na tela e acompanham medidas e velocidades diferentes no menu para criar a ilusão de profundidade.
Flat Design: design mais chapado, sem bordas e muitos efeitos.
Hipster logo: artes com características retrôs.
Tipografia estilizada: fontes com traços mais leves e curvas mais finas.
Gopro: hoje você filma o que quiser com uma câmera acoplada a um capacete ou suporte.